-
Arquitetos: La Base Studio
- Área: 600 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Javier Agustín Rojas
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado em um bairro onde convivem altas densidades com uma preexistência de um tecido urbano pouco denso. A área se caracteriza por estar próxima a um dos Parques Urbanos mais importantes de Buenos Aires.
O terreno, completamente atípico em sua forma, sem ângulos retos e de dimensões reduzidas, apresentava um importante condicionante em relação às tipologias vizinhas: à esquerda um edifício de 8 andares de design contemporâneo e à direita um conjunto de casas geminadas do início do século XX, que não ultrapassam o gabarito de 2 andares. Este foi o desafio colocado desde o início: como dar uma resposta contextual adequada e aproveitar as oportunidades que se insinuam.
Em um sentido urbano, os pátios adjacentes dos vizinhos foram levados em consideração, a fim de unificá-los com seus próprios pátios e dobrar a ventilação e a luz solar. Também foi levada em conta a boa orientação da frente do terreno, mas acima de tudo as longas vistas para a avenida próxima no extremo oeste.
Este último fato fez com que o projeto desvinculasse a construção da empena, assim foi possível gerar uma série de grandes terraços que complementam as unidades e desfazem os limites entre interior-exterior.
O espaço é único e flexível. A planta padrão é articulada a partir da localização dos equipamentos de cozinha e armários. Os serviços, tais como as circulações gerais e os núcleos sanitários, se alocam na empena posterior, separados por um pátio. Isto resulta em ventilação e iluminação naturais de todas as salas.
A presença da vegetação existente na rua, espécies grandes e bem conservadas, é utilizada para acompanhar o desenvolvimento deste pequeno e esbelto edifício.